Notícias

Saúde da Mulher: Prefeitura lança programa Cegonha Carioca

cegonhacariocaA vereadora e presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Tânia Bastos, vai participar do lançamento do Programa Cegonha Carioca, criado pela Prefeitura do Rio, nesta segunda-feira (28/3), às 15h, na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. O projeto inédito visa ampliar e qualificar o atendimento oferecido às gestantes da cidade.

Com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal, a grávida saberá em que maternidade vai ter o bebê já no terceiro trimestre de gravidez. Além disso, a gestante vai receber enxoval para o recém-nascido e contará com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto.

Em sua primeira fase, o Cegonha Carioca vai beneficiar cerca de seis mil grávidas moradoras da Rocinha, de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Ao longo dos próximos 12 meses, o programa será gradativamente ampliado para toda a cidade. 

Com o programa, as gestantes que realizam o pré-natal em unidades da rede básica municipal recebem o Passaporte Cegonha, que registra  a maternidade de referência para a realização do parto. As mulheres cadastradas e um acompanhante visitam a maternidade com antecedência, conhecem a estrutura do local e tiram dúvidas sobre o momento da internação e do parto. Durante a visita, recebem o enxoval para o bebê. Quando chega a hora de dar à luz, a gestante tem uma ambulância exclusiva para levá-la até a maternidade. 

 

 Fonte: Prefeitura do Rio

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin