Notícias

Drogas: municípios vão receber investimentos para atender usuários

drogasO governo federal anunciou o lançamento de editais e portarias para que municípios de todo o Brasil possam ser beneficiados com 6.120 leitos, previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Droga, nesta última segunda-feira (20/9), em Brasília. Além da oferta de leitos, os serviços de atenção serão ampliados e toda a rede receberá qualificação, com um investimento de R$ 140,9 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) da Presidência da República.

Do total de 6.120 leitos, 3.620 serão criados na rede pública de atenção à saúde – nos hospitais, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e nas Casas de Acolhimento Transitório. Mais 2.500 leitos públicos serão oferecidos pela União para acolhimento em Comunidades Terapêuticas, articuladas com as redes do sistema Único de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS).

Os municípios serão beneficiados com mais 50 CAPS AD III, com funcionamento 24 horas. Além disso, para os municípios com populações menores de 20.000 habitantes serão ofertados 225 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), para que possam dar apoio especializado às equipes de Saúde da Família para a atenção aos usuários de crack e outras drogas.

Integrante do Conselho Municipal Antidrogas do Rio de Janeiro (Comad/RJ), a vereadora Tânia Bastos está atenta às novidades. “Esta verba é muito importante para melhorar as ações voltadas para as políticas públicas preventivas e de tratamento”, concluiu a parlamentar.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin