Notícias

Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza site para tirar dúvidas dos eleitores

votoFalta menos de um mês para as eleições e muita gente ainda tem dúvidas sobre o que fazer na hora de votar, por isso, o Superior Eleitoral disponibilizou a Central do Eleitor– site que tira as principais dúvidas dos eleitores.

Entre as principais novidades deste ano é a obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto no momento da votação. Serão aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte.

Neste ano, o eleitor vai votar em seis candidatos (presidente, governador, senador (2), deputado federal e estadual. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro. Já o segundo turno, caso ocorra, será em 31 de outubro.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem está com idade entre 16 e 18 anos.

O eleitor que precisa requerer a segunda via do título ainda poderá fazê-lo até o dia 23 de setembro em qualquer cartório eleitoral.  No dia da eleição, a urna exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem: deputado estadual ou distrital; deputado federal; senador primeira vaga; senador segunda vaga; governador ou do Distrito Federal; presidente da República.

Será proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. Mas a “colinha” com os números dos seus candidatos anotados está garantida.

Veja mais na Central do Eleitor

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin