Notícias

Comissão da Mulher e Cepig promovem debate inédito sobre gênero na Câmara

Comissão e Cepig debatem o gêneroA Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi palco pela primeira vez do fórum Serviço Social e Gênero: um espaço para reflexão. Por iniciativa da Comissão Permanente de Defesa da Mulher e da Coordenadoria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade de Gênero (CEPIG), o legislativo carioca recebeu representantes do Executivo, Judiciário e da sociedade civil para discutir a necessidade da criação de políticas públicas com o recorte de gênero.

Para a vereadora Tânia Bastos, presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher, a harmonia entre os três poderes é fundamental para tratar a questão. “Temos trabalhado de forma integrada com a coordenadoria da Prefeitura. Prova disso é que levei ao prefeito Eduardo Paes a necessidade de criar o Conselho Municipal de Defesa da Mulher e ele se comprometeu em enviar uma mensagem a esta Casa de Leis. Tenho certeza que assim como ele, meus nobres colegas serão sensíveis à causa e favoráveis a este projeto, que repara uma dívida histórica com as mulheres desta cidade”, afirmou ela.

Terezinha Lameira discursaJá a coordenadora do CEPIG, Terezinha Lameira, destacou a ótima parceria com a Câmara. “A Comissão da Mulher foi criada há um ano e cinco meses e a coordenadoria também. Estamos crescendo juntos e desenvolvendo um trabalho, principalmente, voltado para que a mulher seja vista como indivíduo social e tenha sua cidadania respeitada”, concluiu.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Farias, lembrou que para entender a importância do gênero é preciso compreender a cultura de cada local. Para explorar melhor o tema, a coordenadora do Programa de Estudo de Gênero, Geração e Etnia: demandas sociais e políticas públicas da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dayse de Paula Marques da Silva, fez uma explanação histórica e ressaltou a relevância da assistência social para mudar este cenário atual.As homenageadas

Durante o evento, a vereadora Tânia Bastos homenageou as assistentes sociais com a entrega de moções de louvor e aplausos em nome da Comissão pelo Dia das Assistentes Sociais, realizado no último dia 15 de maio.

Veja nossa galeria de fotos

 [nggallery id=28]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin