Notícias

Operação Choque de Ordem nas praias cariocas começa no mês de dezembro

novasbarracasO prefeito Eduardo Paes e o secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, apresentaram, na Praia do Flamengo, o protótipo do novo modelo de barraca de praia e de uniformes que serão adotados nas praias do Rio a partir de dezembro.

Feita de alumínio tubular, a tenda de 3 X 3 metros, nas cores branca e azul, foi inspirada em uma gaivota e é de fácil montagem. O isopor usado para gelar bebidas sai definitivamente de cena. Será substituído por até três caixas isotérmicas, o que possibilita mais higiene e menos contaminação de embalagens e bebidas.

A padronização de equipamentos e uniformes facilitará a identificação e fiscalização dos vendedores autorizados a trabalhar nas praias cariocas. Serão 774 barracas, do Leme ao Pontal. As primeiras serão instaladas em Ipanema e no Leblon.

Recadastramento até dia 30 e resultado dia 26 de novembro

O prazo de recadastramento para os ambulantes estendido até o dia 30, sexta-feira. Bethlem alerta que quem não se cadastrar não terá licença para trabalhar nas areias das praias cariocas.

O objetivo da Prefeitura é transformar os 774 barraqueiros em Microempreendedores Individuais (MEI). As Associações de Praia serão obrigadas a fornecer as tendas, guarda sóis e cadeiras para os barraqueiros. Para isso, estão buscando parceria com a iniciativa privada que não poderá anunciar nos espaços das barracas ou equipamentos de praia. As associações também serão obrigadas a garantir seguro saúde para a categoria.

As autorizações para os pontos fixos nas praias serão entregues no dia 26 de novembro. No crachá estará identificado o titular, o auxiliar, o ponto em que irá trabalhar e o que será comercializado. As tendas serão numeradas.

As 774 barracas estão dividias da seguinte maneira:

Flamengo – 59

Urca – 2

Vermelha – 6

Leme – 36

Copacabana – 117

Arpoador – 14

Ipanema – 86

Leblon – 47

São Conrado – 18

Barra da Tijuca – 294

Recreio – 72

Pontal/Macumba (parte) – 23

 Verão 2010 

A operação de fiscalização Choque de Ordem nas Praias Verão 2010, mobilizará cerca de 400 homens, entre guardas municipais, agentes do Controlo Urbano, Fiscais de Atividade Econômica e da Vigilância Sanitária. Areia e calçadão serão alvo de fiscalização intensa a partir do dia 28 de novembro até 14 de março de 2010. As equipes contarão com apoio de quadriciclos, pick–ups, motos, caminhões, reboques e de segway, um moderno equipamento de duas rodas usado para o patrulhamento nas praias de Miami e da Califórnia. O efetivo vai atuar em dois turnos de 200 homens nos horários das 6 às 14h e das 13h às 21h e toda a comunicação estará integrada via rádio.

A operação Choque de Ordem Verão 2010 dividiu a orla em quatro setores: A (Flamengo a Praia Vermelha); B (Leme a Copacabana); C (Arpoador a São Conrado); D (Barra a Macumba). Em cada um desses setores haverá Tendas Gerenciais (TG), que ficarão no calçadão e serão responsáveis pelas Tendas Operacionais (TO) que ficarão na areia. Nos quatro setores haverá, ao todo, 10 Tendas de Gerenciamento e 10 Operacionais.

Fica proibido nas areias da praia:

Venda de coco verde por barraqueiros

Uso de isopor

Manipulação de alimentos na areia, Publicidade em cadeiras e guarda sóis

Prática de qualquer esporte na beira da água antes das 17h

Uso de botijão de gás, churrasqueira, ou qualquer aparelho elétrico ou de som

Alimento em palito (camarão, queijo coalho etc..)

Bebida em recipiente de vidro

Fazer caipirinha na barraca

A venda da bebida só é permitida se for industrializada

Estacionamento de veículo depósito, inclusive o pernoite

Obrigatoriedade

Aos ambulantes será ministrado um curso obrigatório de noções de posturas municipais, regras de meio ambiente, manipulação de alimentos e limpeza. A Prefeitura espera, com isso, ter um verão mais organizado. Com praias mais limpas e confortáveis para o carioca e os milhares de visitantes que chegam ao Rio para aproveitar as festas de fim de ano e o Carnaval, principais atrações do verão.

Fonte e fotos: Prefeitura do Rio de Janeiro

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin