Notícias

Parlamentar é aplaudida ao reunir vereadores do Estado na Câmara do Rio

tbreuniaopec3A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) promoveu uma reunião entre parlamentares de São João de Meriti, Guapimirim, Rio Bonito, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Niterói, Saquarema e do deputado federal Índio da Costa com o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Felippe, nesta quinta-feira (20/8).  

O objetivo do encontro era discutir sobre a regra da Proposta da Emenda à Constituição Federal nº 47 (PEC 47) que estabelece limites máximos entre 2% e 7% para as despesas do Legislativo Municipal e aumento de mais de sete mil vagas de vereadores no país.

Para Jorge Felippe, o projeto atual prejudica muito as Câmaras. “É impossível se adequar às regras imediatamente. Precisamos nos unir ao governador Sérgio Cabral e também conseguir o apoio do presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, e aos nossos deputados federais e senadores para conseguir reverter essa situação”, afirmou Felippe.

Segundo o presidente da Câmara de Iguaba Grande, Edmundo Silveira, pesquisas apontam que o aumento de parlamentares no legislativo não é bem visto pelos eleitores. “Os números mostram que cerca de 80% da população rejeita ampliar a quantidade de parlamentares. Além disso, os pequenos municípios serão os mais atingidos”, comentou.

De acordo com o representante de São João de Meriti, Antonio Carlos Titinho, a emenda representa o fechamento do parlamento. “Reduzir 2% dos 4% do meu município é acabar com a atividade legislativa”, complementou.

O deputado Índio da Costa propôs que os vereadores se façam representar em Brasília. Segundo ele, a alternativa seria adiar a redução dos cortes. “Há um movimento para que os gastos sejam revistos em 2013, quando está previsto a ampliação do número de vereadores”, sugeriu.

Já Tânia Bastos ressaltou a importância de continuar a discussão sobre o assunto para que o Rio de Janeiro se manifeste o mais rápido possível. “Vamos nos reunir amanhã com o deputado Rodrigo Maia e também o presidente Picciani. Queremos evitar o corte de 20% das despesas do Município”, disse ela, que foi aplaudida por todos pela iniciativa.

[nggallery id=9]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin