Notícias

Vereadora Tânia Bastos apresenta projeto de lei sobre depressão pós-parto

tbtaniadiscursoJá tramita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o projeto de lei da vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) que trata sobre as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na rede pública de saúde.

Entre os principais objetivos da lei está o incentivo à pesquisa visando ao diagnóstico precoce da depressão pós-parto e também a identificação, cadastramento e acompanhamento das mulheres portadoras de depressão pós-parto.

Além disso, o projeto prevê  a conscientização de pacientes e de pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde municipais quanto aos sintomas e à gravidade da doença.

A parlamentar sugere ainda a criação da Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto, que deverá ser comemorada anualmente na semana que compreender o dia 28 de maio, Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher.

A depressão pós-parto é entendida como a manifestação da depressão quando iniciada nos primeiros seis meses após o parto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): entre 60% e 80% das mulheres apresentam alterações emocionais após o parto.  

A presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher, Tânia Bastos está confiante na aprovação do projeto. “Nossa proposta busca instituir uma ação efetiva para atender as gestantes e mães em todas as suas dúvidas, além de encaminhá-las para um tratamento específico sempre que necessário”, conclui.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin