Notícias

Prefeitura volta atrás e a maternidade do Hospital Paulino Werneck será reaberta

tbreuniaosecretarioOs presidentes das Comissões de Defesa da Mulher, Tânia Bastos (PRB-RJ), e Saúde, Carlos Eduardo (PSB), conseguiram a reabertura da Maternidade do Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador, nesta quinta-feira (25/6).

Durante reunião na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o secretário de Saúde e Defesa Civil do Município, Hans Dohmman, chamou de equívoco o fechamento do setor. “Fazemos opções sempre embasadas em decisões completas, mas desta vez fugiu ao nosso controle. Não vejo problema nenhum em voltar atrás mediante a manifestação popular e planejar uma mudança a longo prazo na saúde da região”, anunciou. 

Para a vereadora Tânia Bastos, o apoio da população foi decisivo para a mudança de planos da Prefeitura. “Consegui recolher mais de cinco mil assinaturas em menos de uma semana para que a maternidade continuasse na região. Essa é a resposta que os moradores da Ilha queriam”, comemorou.  

Já o presidente da Comissão de Saúde, Carlos Eduardo, destacou a importância da parceria entre as Comissões para o sucesso da reivindicação. “Unimos forças e fomos bem sucedidos. Nunca vi um ato de nobreza por parte de um gestor tão grande e, por isso, eu agradeço ao Prefeito Eduardo Paes por rever a decisão que estava afetando negativamente a vida do povo”, concluiu.  

A luta para que a maternidade não fosse fechada começou na terça-feira (dia 16/06), quando os parlamentares vistoriaram a unidade e  encontraram nove dos 14 leitos ocupados. Depois de percorrerem o local, os parlamentares elogiaram a infraestrutura do hospital. Eles contataram instalações refrigeradas, aparelhos de ultra-sonografia e cardiotografia, mesas de parto e quatro incubadoras. Segundo a diretora, Olga Figueiredo, a maternidade recebe cerca de 50 mulheres por mês. No ano passado foram realizados 150 partos na maternidade.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin