Notícias

Vereadora se reúne com Secretário da Saúde e propõe soluções para a Ilha

tbencontrosecretarioA vereadora Tânia Bastos (PRB/RJ) promoveu encontro entre o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, a diretoria da Fundação Ruben Berta e a Associação Comercial da Ilha do Governador, nesta terça-feira (26/05). 

O objetivo era apresentar soluções para problemas de atenção básica da área da saúde da região. “No governo anterior foram feitas várias promessas, mas nunca foram cumpridas. Acho que a fundação pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida e serviços oferecidos à população”, disse a parlamentar.

Para o diretor executivo da instituição, João Manuel Correia de Assunção, a prevenção reduziria o grande número de atendimento nas emergências dos hospitais. “A Ilha precisa de atenção. Somente no entorno do aeroporto são 23 mil pessoas carentes de serviços de saúde. Sabemos que a prevenção das doenças é a medida mais eficaz e essa é a nossa proposta. Temos 19 consultórios e capacidade de realizar mais de 9 mil consultas por mês”, comentou ele.

tbencontrosecretario43 Já a diretora da organização, Teresa Cristina D´Imperio destacou os serviços de saúde ocupacional realizados pela Fundação. “Conseguimos espaço com o Ministério da Saúde para usar os nossos serviços no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e queremos também ser parceiros do Município”, afirmou ela.

O secretário pontuou as principais vantagens da parceria. “Acho que vocês seriam fundamentais como uma unidade de especialidade e também na integração do microsistema como agendar consulta online para facilitar o acesso da população”, observou.

Dohmann quis ainda saber do representante da Associação Comercial, José Richard, e da vereadora Tânia Bastos qual era percepção da população sobre a saúde no bairro. “A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona, mas o nosso hospital Paulino Werneck é muito antigo e não suporta a procura”, contou ele. A vereadora Tânia Bastos reforçou  a precariedade da maternidade. “Passam os cadáveres do hospital ao lado da maternidade. O que a Ilha precisa é de uma resposta”, cobrou.

tbencontrosecretario33O balanço final da reunião foi positivo. Para o Coordenador técnico da organização sem fins lucrativos, José Perrota, o secretário está empenhado em resolver o problema. “Estou muito feliz com esse encontro. Graças à vereadora, o secretário ficou sabendo do nosso trabalho”, concluiu.

Já a parlamentar considerou a reunião excelente. “A Ilha do Governador não seria uma das primeiras contempladas na saúde, mas conseguimos sensibilizar o secretário para os graves problemas da comunidade. Ele se comprometeu em falar com o Prefeito sobre essa reunião e agilizar as soluções”, comemorou.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin